Rio de Janeiro (capital)

Principais pontos turísticos no Rio de Janeiro

Reunimos uma lista de indicações sobre o que fazer no Rio de Janeiro baseada nas principais atrações turísticas e nos melhores pontos da cidade que merecem sua atenção.

São atividades e lugares perfeitos para agradar os mais diversos gostos e idades. Então não importa se estiver viajando sozinho, em família ou com os amigos. Abaixo você vai encontrar, definitivamente, uma atração perfeita para o seu roteiro.

Cristo Redentor

estátua do cristo redentor no rio de janeiro vista de frente e com zoom
Cristo Redentor – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

É claro que começaremos nossa lista de indicações com o ponto mais icônico do Rio: o Cristo Redentor. Uma estátua gigantesca com 38 metros de altura por 28 de largura de uma mão a outra. Está situado no topo do morro do Corcovado com uma bela vista panorâmica da Baía de Guanabara. Definitivamente, o principal cartão postal da cidade que você precisa conhecer pessoalmente.

Pão de Açúcar

vista dos morros pão de açúcar no rio de janeiro
Pão de Açúcar – Foto: Rodrigo Soldon via Unsplash

Pão de Açúcar é, também, outro ponto turístico extremamente famoso devido sua beleza natural. Situado a 396 metros acima do mar, no bairro da Urca, o ponto turístico é formado pela junção de dois morros ligados por um teleférico, popularmente chamado de bondinho, que oferece uma vista privilegiada da região, além de um guia histórico e ecológico.

Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa são uma bela visão da zona central do Rio de Janeiro. Construída no século 18, a bela estrutura foi responsável por distribuir água em regiões mais distantes onde não havia abastecimento. Porém, ao final do século 19, o aqueduto foi incorporado ao sistema público de bondinhos, se tornando um dos principais meios de transporte entre o bairro Santa Tereza e o Centro.

Estádio do Maracanã

Tem algum fã de futebol por aqui? O Estádio do Maracanã é um ótimo passeio para os amantes do esporte, localizado na zona norte do Rio. Inaugurado nos anos 50, o estádio já foi palco de grandes acontecimentos do futebol e conta com tours guiados pelos vestiários, sala de aquecimento e uma bela exposição.

Jardim Botânico

Passeio perfeito para curtir com toda a família, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi construído no século 19 e fica aberto diariamente das 8h às 17h. O local conta com belas plantas, monumentos, jardins temáticos, obras de arte, trilhas e restaurantes.

Aquário do Rio de Janeiro / AquaRio

Quem viaja com crianças precisa conhecer o AquaRio, aberto todos os dias a partir das 8h30. O local conta com 350 espécies de animais do Brasil e do mundo, com um total de mais de dois mil animais vivendo no maior aquário marinho da América do Sul.

Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, localizado no bairro de São Cristóvão, e fica aberto diariamente das 6h às 18h com entrada gratuita. Esse parque possui um Jardim Zoológico, o Museu Nacional e o Museu da Fauna numa área onde a antiga família imperial brasileira vivia. Um lugar perfeito para curtir em família ou passar uma tarde sozinho meditando.

Mosteiro de São Bento

Que tal viajar no tempo e visitar o Mosteiro de São Bento, uma construção com mais de 430 anos de história e beleza arquitetônica? Situado no centro da capital, o local é um dos principais exemplos de arte colonial com belas obras em art nouveau e altares cobertos em ouro.

Igreja da Candelária

Outra opção de ponto turístico religioso é a Igreja da Candelária, também situada no centro do Rio. São mais de 400 anos de história, tornando-a um símbolo religioso e cultural da cidade. A igreja conta com belos vitrais e uma linda arquitetura.

Igreja de São Francisco da Penitência

Já a Igreja de São Francisco da Penitência, fundada no século 18, é uma bela vista para encher os olhos. Pois, apesar do exterior simples, é bastante visível o tamanho contraste apresentado em suas grandes esculturas revestidas em ouro dentro do templo. A forte influência da arte barroca é muito bem representada pelas obras de cedro entalhadas pelo mestre Francisco Xavier de Brito, também conhecido como Aleijadinho.

Palácio do Catete

E por falar em arte e história, o Palácio do Catete apresenta a arquitetura neoclássica do século 19 com a função de abrigar o Museu da República. Situado no bairro do Catete, o palácio já foi lar de presidentes, sendo Getúlio Vargas o último residente antes da presidência da república ser sediada em Brasília. O local conta com museu, jardins e exposições artísticas.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Outra bela obra arquitetônica carioca é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, considerado como uma das principais casas de espetáculo da América do Sul. O espaço foi inaugurado em 1909 e recebe grandes apresentações de balé, orquestras sinfônicas, óperas e demais atrações artísticas.

Forte de Copacabana

vista da fachada do forte de copacabana no rio de janeiro
Forte de Copacabana – Foto: Didier Vidal via Flickr

Logo ao lado da praia de Copacabana, na ponta esquerda, está o Forte de Copacabana, um dos principais museus militares do país. O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana foi construído no início do século 20 e sediou grandes acontecimentos históricos, além de apresentar belas exposições, atividades culturais e ainda dividir espaço com a famosa Confeitaria Colombo. Vale a pena conhecer!

Paço Imperial

fachada do paço imperial
Paço Imperial – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Mais um edifício histórico importante situado na zona central do Rio de Janeiro, o Paço Imperial registrou grandes acontecimentos brasileiros, tais como a abolição da escravidão e a proclamação de independência. O local atua como museu e centro cultural com programação diversa ao longo de todo o ano.

Palácio da Ilha Fiscal

vista frontal do palácio da ilha fiscal
Palácio da Ilha Fiscal – Foto: Philippe Modolo via Flickr

O Palácio da Ilha Fiscal é mais um exemplo da vida carioca imperial, local onde aconteceu o último baile do império antes da proclamação da república no Brasil. Localizado na Baía de Guanabara, o palacete gótico conta com belas exposições e grandiosos salões.

Real Gabinete Português de Leitura

Aqueles que são amantes da leitura, assim como eu sou, precisam prestar sua visita ao belo Real Gabinete Português de Leitura. O local impressiona com sua arquitetura e seu gigantesco acervo literário, cerca de 350 mil volumes de obras da língua portuguesa. Além disso, também ostenta obras raras datadas do século 16!

Mural Etnias

O Mural Etnias é perfeito para uma foto marcante. O espaço conta com três mil metros quadrados de grafite, tornando a obra de Eduardo Kobra a maior já realizada no planeta. Localizado na Gamboa, o mural foi inspirado na diversidade cultural e étnica ao redor do mundo, e tinha como objetivo celebrar as Olimpíadas no Brasil.

Mureta da Urca

o que fazer no rio foto: Clarissa Moliterno
Mureta da Urca – Foto: Clarissa Moliterno

Um bom passeio para curtir a região e aproveitar a vista é assistir o pôr do sol sentado na Mureta da Urca enquanto saboreia uma cerveja gelada e um bom pastel. Além disso, a região ainda conta com diversos barzinhos, trilhas e a acesso a praia Vermelha. Ideal para curtir entre os amigos.

Restinga da Marambaia

o que fazer no rio foto: Clarissa Moliterno
Prática de stand up paddle na Restinga da Marambaia – Foto: Clarissa Moliterno

Outra boa dica é desbravar a Restinga da Marambaia no bairro da Barra de Guaratiba. O local conta com um visual incrível da região e suas águas são perfeitas e calmas para curtir uma tarde de stand up paddle ou caiaque.

Escadarias Selaron

Uma escadaria em uma rua de pedrinhas com muros nos dois lados vermelhos e cheios de desenhos feitos com pedaços de azulejos
Escadaria Selarón – Foto: Donatas Dabravolskas via Wikimedia Commons

Escadaria Selarón está localizada entre os bairros de Santa Tereza e Lapa, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela é uma obra de arte a céu aberto do artista chileno Jorge Selarón que se apaixonou pelo Rio de Janeiro e ofereceu seu serviço para embelezar esse ponto da cidade.

Parque das Ruínas

Parque das Ruínas é um destino perfeito para curtir em família. O local conta com uma bela vista da região, além de programações culturais e gratuitas. Vale a pena separar uma tarde para tirar ótimas fotos e ainda usufruir de alguma apresentação artística.

Parque Lage

Parque Laje está localizado aos pés do Morro Corcovado e conta com um excelente espaço aberto, perfeito para visitar em família, com os amigos ou mesmo sozinho. O local possui um palacete do século 19 que compõe um cenário perfeito para fotos, além de oferecer um restaurante e salas para a Escola de Artes Visuais. No parque há, ainda, trilhas, jardins e parquinho infantil.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Outro lugar que compõe um cenário perfeito para fotos é a Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. O local é perfeito para quem gosta de apreciar um belo pôr do sol ou praticar algum esporte, seja pedalando no lago, fazendo trilha ou curtindo stand up paddle.

Morro do Vidigal

o que fazer no rio Foto: Brian Baldrati
Morro do Vidigal – Foto: Brian Baldrati

Também na Zona Sul, o Morro do Vidigal oferece um roteiro um pouco fora do eixo, com uma bela paisagem da praia do Leblon e do Morro Dois Irmãos. O local conta com boas trilhas para desbravar e ótimas festas para curtir. Um lugar que merece sua atenção.

Feira de São Cristovão

fachada da Feira de São Cristovão
Feira de São Cristovão – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Uma atração super diferente é a Feira de São Cristovão onde estão exibidos diversos objetos, comidas típicas e músicas regionais do nordeste. Imagine: são quase 700 barracas que apresentam ao visitante toda a riqueza da cultura, gastronomia, artesanato e música, muita música! Se estiver em busca de um ambiente alegre e descontraído, este é o lugar para você.

Feira de Antiguidades no Shopping Cassino Atlântico

E por falar em feira, a Feira de Antiguidades no Shopping Cassiano Atlântico na Zona Sul do Rio é super divertida e gostosa de se conhecer, ideal para encontrar um souvenir perfeito da cidade. Há diversos itens antigos espalhados por galerias e antiquários charmosos. É possível encontrar de tudo um pouco. Fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 21h.

Museus no Rio de Janeiro

Uma boa alternativa para aproveitar o Rio de Janeiro além das praias é separar algumas tardes para conhecer os diversos museus que há na cidade. Eu, particularmente, gosto de indicar o Museu do Amanhã. É super interativo, divertido e informativo. Cada exibição nos leva a refletir sobre nossas ações no mundo ao nossa volta.

Entretanto, há ainda muitos outros museus que merecem sua atenção e você pode conhecer alguns logo abaixo. Caso queira saber mais sobre eles, vale a pena separar uns minutinhos para ler nosso conteúdo completo sobre o assunto. 😉

  • Museu do Amanhã
  • Museu de Arte Moderna
  • Instituto Moreira Salles
  • Museu da República
  • Museu de Arte Contemporânea

Trilhas no Rio de Janeiro

Aos amantes da natureza, nada melhor do que curtir uma boa trilha com direito a belas paisagens, não é mesmo? Pensando nisso indicamos algumas trilhas imperdíveis abaixo, mas você pode conhecer melhor cada uma delas lendo nosso conteúdo específico sobre o assunto.

  • Trilha da Pedra Bonita
  • Trilha Morro 2 irmãos
  • Pedra do Telégrafo
  • Pedra da Gávea
  • Parque da Catacumba

O que fazer no Rio de Janeiro a noite

Quem vai ao Rio de Janeiro sabe que a cidade sempre está acordada, com diversas atividades e lugares incríveis para visitar. Você pode conhecer algumas sugestões sobre o que fazer no Rio de Janeiro a noite em nosso conteúdo completo ou otimizar o tempo e já anotar essas dicas:
  • Roda de Samba da Pedra do Sal
  • Cinema Odeon Claro
  • Circo Voador
  • Comuna
  • Baixo Gávea
  • Rio Scenarium
  • Meza Bar

Melhores praias do Rio de Janeiro

Praia da Joatinga

Agora que você já tem uma boa noção de tudo que se pode fazer no Rio de Janeiro além das praias, nada melhor do que também conhecer um pouco mais sobre elas, não é mesmo? Afinal, há diversas opções para escolher, então como saber qual é a ideal? Lendo nosso conteúdo sobre as melhores praias ou anotando essas indicações:

  • Praia da Joatinga
  • Praia do Leblon
  • Praia de Ipanema
  • Praia de Copacabana
  • Praia do Arpoador
  • Praia do Recreio
  • Praia de Grumari
  • Prainha

Onde comer no Rio de Janeiro

ambiente interno da confeitaria colombo no rio de janeiro
Confeitaria Colombo – Foto: Divulgação oficial via Facebook

Encontre os principais bares e restaurantes cariocas com bom preço e ótima comida. Separamos uma lista com diversos lugares onde comer no Rio de Janeiro para agradar todos os paladares. Há opções vegetarianas e veganas, assim como churrascarias e restaurantes especializados em frutos do mar. Veja abaixo algumas sugestões:

  • Confeitaria Colombo
  • Naturalie Bistrô
  • Nomangue
  • Complexo Lagoon

Compartilhar

Busca

Quer saber mais?

Contato

CNPJ: 32140773/0001-60
CADASTUR: 32.140.773/0001-60

Desenvolvimento Grilo Comunicação – Criação de sites para empresas

Precisa de Ajuda?